"Renda-se, como eu me rendi.
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

(Clarice Lispector)

O Beijo

O Beijo
Gustav Klimt (1907)
Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tema de destaque 14 - Com os olhos do amor

Quando o amor por outra pessoa é verdadeiro, sempre que há o envolvimento profundo com entrega, naturalmente emergem sentimentos muito fortes. Não reconhecemos algo racional que possa explicar os acontecimentos, mas também não faz diferença descobrir o porquê das coisas. O amor está lá e tem uma racionalidade própria que não requer comprovações empíricas nem científicas pra provar que existe. É algo absoluto que sobrevive às intempéries do mundo, entretanto, não prescinde da existência de um coração.

Ao vivenciarmos o amor, somos regidos por uma vontade superior de dar, mesmo que necessitemos receber algo quando estamos em um relacionamento a dois. É sabido que o amor incondicional ainda é algo praticamente inalcançável para nós seres humanos, que precisamos de reciprocidade quanto à aceitação pelos nossos eleitos. Quando amamos, vivemos em estado de grandeza, isso mesmo, o amor nos eleva! Faz com que nos sintamos grandes, fortes e invencíveis. E uma das formas de compensar o universo por esse estado de graça é oferecer.

Um presente valioso que pode ser ofertado aqueles que amamos, e que pode fazer a diferença para quem o recebe, é ressaltar a beleza do outro indivíduo como pessoa, bem como fortalecer ainda mais a sua percepção positiva sobre si mesmo. Às vezes, tudo começa com um deslumbramento à primeira vista que vai se confirmando com o passar do tempo, em outras, surge calmamente como um acontecimento comum. Mas na medida em que se aprofunda o conhecimento mútuo, com naturalidade, cumplicidade e muito carinho, o resultado é o mesmo: o outro passa a ser a força motriz que nos impele a ser feliz.

Existem muitas razões que nos levam a manifestar o amor por outra pessoa. O fato de querer mostrar a relevância que o outro tem na nossa vida, as transformações e conquistas que fomos capazes de concretizar juntos, ou até o fato de acreditarmos não ter algo de maior valor a oferecer. Como se amar fosse algo imperceptível aos olhos! Há também o reconhecimento daqueles que se sentem abençoados por tudo o que recebem, e imperativamente buscam compartilhar os ganhos com os outros. Confesso que uma das coisas mais marcantes resultantes do ato de amar é ter como alimento da alma a satisfação em ajudar as pessoas. Não consigo sentir que estou bem sozinha. Não consigo olhar ao redor e fingir que não vejo as oportunidades de estender a mão, de dar um abraço, de dizer uma palavra de conforto, de fazer alguém se sentir bem e feliz.

Quando o relacionamento vai crescendo pela soma de dois, surge uma felicidade em fazer bem à outra pessoa, em ajudá-la a olhar a vida por outras perspectivas, assim como me sinto beneficiada. Sinto o ser que amo como um presente. Alguém tão especial que apareceu na minha vida para me ajudar a ampliar a minha capacidade de interagir com o mundo e com as pessoas. De ter um sentimento forte, por admirar uma pessoa pelo que ela é. Sem ter garantia de nada, nem certezas. Sentir tudo sem compromisso, sem ter uma troca obrigatória. Sentir porque me faz bem, sem ter que majorar os lucros de uma troca medida e pensada. É como se isso fortalecesse a minha fé nas pessoas. Creio no aprendizado a dois e na grandiosidade de outra pessoa que comete erros igualmente a todo mundo, mas mesmo assim, não deixa de ser especial. Com os olhos do amor, os defeitos são amenizados e as diferenças são excentricidades que dão ao outro um toque de charme.

Enxergamos a pessoa amada como um ser maravilhoso. No meu caso, um homem carinhoso e sensível que foge aos padrões. Vemos o outro como alguém que tem uma estrelinha na testa que torna o seu sorriso algo encantador. E o abraço, que parece envolver a outra pessoa por completo, transmitindo uma energia forte que acalma e acalenta. Não há como não ficar refém; ficamos viciados... Em razão disso, quando ocorre o encontro, emerge uma vontade de tomar o outro em um gole só, de se esbaldar, de ficar entorpecido pelo cheiro e apreciar o gosto do beijo que é único. Torna-se uma necessidade insaciável. É assim, quando estamos sob os efeitos do amor romântico.

Passamos a apreciar a combinação de características tão variadas percebidas no nosso amor. Pode ser inteligente e tratar as coisas sérias com responsabilidade, mas ressaltamos o bom humor e a graça. Visualizamos que é seguro em suas convicções, mas preferimos ver o lado maleável e aberto à opinião alheia, o fato de ser flexível a mudanças de rumo repentinas. Mesmo que tenha um lado introvertido e contido, exaltamos sua capacidade de interagir com o mundo de fora. Mesmo que não fale muito a respeito de suas intimidades sem ser provocado, percebemos que sabe dizer a coisa certa, no momento certo. Pode até ter a língua afiada pra dar respostas desafiadoras, contudo, deve ter a doçura e o carinho necessários quando está cuidando de alguém. Admiro quem trata as pessoas do seu círculo próximo com apelidos carinhosos e com muita consideração, mesmo aquelas que já tomaram outros rumos. Para mim, o mais importante é saber valorizar as pessoas.

Em um relacionamento amoroso, a química deve ser forte, mas a relação de amizade tem sua importância. Deverá dar as bases para a cumplicidade. Assim fica mais fácil confiar e falar sobre coisas que nunca imaginamos contar a alguém. Dividir as dificuldades e compartilhar as alegrias do cotidiano. Deverá inspirar confiança e instigar a busca por novos horizontes. Além disso, facilita o ato de impor limites sem perder a compostura, saber receber e fazer pedidos de desculpa, cuidar do outro. Para tanto, a conversa deverá fluir sem esforço. E mesmo que um dos dois tenha maior propensão a falar, deverá despertar o interesse sobre as coisas que você faz. Sua vida, seu trabalho, seus sonhos...

Todos que convivem comigo percebem que eu mergulho de cabeça na vida. Mas tem que ser em situações em que eu me identifique, por razões que valham qualquer sacrifício. Devo ressaltar que todas as pessoas que considero especiais merecem meu carinho e respeito. O que elas despertam no meu coração não tem preço. Posso não compreender a razão de todas as coisas de ser de tudo. Mas posso afirmar categoricamente que não chego tão longe se a aventura não valer a pena. Não estou retratando uma relação de trocas minuciosamente calculadas e sim a importância que sentimentos poderosos como o amor têm de potencializar o que temos de melhor. Quanto mais amamos e nos sentimos amados, ampliamos a nossa capacidade de externar o nosso melhor lado. A sombra continua a fazer parte da nossa natureza, entretanto, o amor é investido de um poder benéfico de despertar em nós a necessidade de sermos melhores do que fomos ontem e há anos atrás. É por isso e por outras particularidades, que acredito na relação a dois como a melhor forma de se desenvolver como pessoa.

Então, deixo uma mensagem aqueles que amo. Quando se sentirem inseguros ou tiverem dúvidas sobre sua essência, lembrem de mim. Sei que isso pode não significar muito, sou apenas uma pessoa dentre muitas outras com as quais vocês convivem. Mas pensem apenas na importância da breve passagem de cada um de vocês, na vida dessa única pessoa. Se mesmo em tão pouco tempo foram capazes de me proporcionar tantas descobertas, de cuidar de mim em momentos difíceis, de despertar sentimentos de tirar o chão, imaginem o que podem fazer por aqueles com quem deverão conviver por muito tempo! Portanto, não subestimem sua capacidade de alegrar e de transformar a vida das pessoas, inclusive a de vocês próprios.

Obrigada a todos que amo por me proporcionarem a chance de sentir algo sublime, de me transformar como pessoa, de me descobrir como um ser do tamanho dos meus sonhos. Agradeço por sentir saudades de nossos momentos juntos, uma vez que apenas sentimos falta de algo que nos é caro. Descobri que as pessoas só devem estar ao nosso lado por vontade própria e por buscarem caminhos convergentes aos nossos. Respeito às escolhas de cada um. Então, apareçam quando der vontade, mesmo que seja de surpresa. Estarei sempre aqui, de portas abertas e com um abraço aconchegante para recepcioná-los no dia da chegada. Que cada um de vocês receba da vida todo o bem que me fizeram. As alegrias, os votos de felicidade e, principalmente que possam ter a segurança de que podem contar comigo naquilo que me for possível realizar no caminho do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário