"Renda-se, como eu me rendi.
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

(Clarice Lispector)

O Beijo

O Beijo
Gustav Klimt (1907)
Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tema de destaque 1 - Dia Internacional da Mulher


Inauguro este blog abordando a origem do Dia Internacional da Mulher. Uma data que reverencia a luta feminina pela ocupação de seu espaço no mundo, mostrando que não temos nada de sexo frágil. O marco histórico que firmou a data comemorativa em 8 de março foi designado pela ONU, em 1975, buscando ressaltar as conquistas sociais, políticas e econõmicas das mulheres, mas também para destacar a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas. Contudo, a origem dessa celebração precede e muito o nosso tempo.
Não é possível fixar datas para o começo de tudo, uma vez que o reconhecimento dos direitos das mulheres envolveu um longo processo de transformações, o qual perdura até hoje. Já foram queimadas vivas em fogueiras tidas como bruxas, associadas à presença do diabo pelo poder de sedução, beatificadas pelos feitos, ditas sem alma, apedrejadas por adultério, sem direito a voto, enfim, sofreram uma diversidade de injustiças e preconceitos. Destaca-se porém, a sucessão de vários eventos e protestos com relação a questões trabalhistas e explorações em diversas partes do mundo.
No dia 8 de março de 1875, em Nova York, muitas mulheres se uniram como as protagonistas de um grande protesto a favor de melhores condições de trabalho, redução d jornada e salário justo. Esse evento foi o primeiro a causar impacto na sociedade. Muitos de menor magnitude aconteceram, mas em 1908, houve outra grande manifestação, onde 15.000 mulheres marcharam defendendo o slogan "Pão e Rosas", sendo o pão o símbolo da estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Posteriormente, na mesma cidade, em 25 de março de 1911, huve uma tragédia de grandes proporções que teve repercussão mundial. Um incêndio foi responsável pela morte de 146 operárias que foram queimadas vivas por não terem conseguido abandonar a fábrica têxtil onde trabalhavam. Embora existam especulações sobre as verdadeiras causas do incidente, sugerindo inclusive que elas tenham sido trancadas de forma proposital, reportando-se ao pensamento antigo de apedrejar em praça pública e atear fogo às bruxas, atribui-se o acontecimento às péssimas condições de trabalho existentes.
Também contribuíram para esse reconhecimento as manifestações das mulheres russas, "Pão e Paz" que também lutavam por melhores condições de vida e trabalho, bem como protestavam contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Desde então, muito se passou. E em 24 de fevereiro de 1932, as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto e de se elegerem para cargos do Executivo e do Legislativo, e posteriormente, passaram a ocupar cargos também no Judiciário.
Em função das grandes conquistas decorrentes das tutas femininas, bem como a partir da difusão do movimento feminista e da liberação sexual, a mulher passou a ocupar diferentes posições na sociedade e a receber novas associações à sua imagem. Por meio da coragem e do sacrifício de incontáveis anônimas, hoje, a mulher mudou drasticamente o contexto social, conquistando a "igualdade" entre os homens. Deixou de ser apenas mãe e dona de casa para se transformar em tudo aquilo que a sua imaginação possa alcançar.
O movimento feminista tinha em sua essência a busca pela igualdade entre os seres humanos e não uma revolta contra os homens; pregava a igualdade de direitos e a liberdade de expressão. Foi a partir dessa bandeira que a dicotomia secular entre masculino e feminino começou a ruir, transformando a exclusão em inclusão e minimizando a diferença de gênero. Esse legado deixa para trás a falsa aura de fragilidade e dependência atribuída à figura da mulher e promete ao futuro uma gama de possibilidades.
É certo que as gerações atuais ainda não conseguiram assimilar o verdadeiro sentido dessas conquistas, mas é tudo uma questão de tempo. Para aquelas que ainda não aprenderam a se beneficiar dos desdobramentos positivos do ato simbólico da queima do sutiã, torço para que algum dia se libertem. E para aqueles que ainda nos olham com ar de submissão e desprezo, só me resta dizer que tenho compaixão e registrar o meu sentimento de solidariedade.

Convite


Nesta semana, recebi um convite especial para ser madrinha de casamento de um casal muito querido. O que me impressionou com essa atitude foi o carinho expresso pela elaboração de convites personalizados. Cada padrinho recebeu um convite com dizeres que refletem a percepção que os noivos têm de nós. Fiquei muito feliz com o meu:


" Querida Andréa,

O que faz a engenheira Andréa? Constrói hospitais, mas também recupera o ânimo alheio.

Reforma escolas, mas também ensina como tratar os diferentes.

Levanta pontes, mas também deixa unidas as pessoas ao seu redor.

Irriga o sertão, mas também, sempre mantém as suas amizades férteis e dando bons frutos.

Melhor que conhecer a Andréa engenheira civil, só memso conhecendo a Andréa engenheira de pessoas.

É um prazer e uma honra tê-la como madrinha,

Carol e Camarão."


A Carol e Camarão deixo o meu abraço fraterno e os votos de muitas felicidades nesta nova etapa de vida: o casamento.